Atualizado às 23h01min.


BARRA DO PIRAÍ

Moradores de Barra do Piraí vêm reclamando desde o início do ano sobre a qualidade do transporte público oferecido na cidade. São queixas de “ônibus quebrados, atrasos e má conservação” da frota. Nessa segunda-feira (14) o prefeito Mário Esteves (PRB) renovou, por mais 15 anos, a concessão do Grupo Santo Antônio que compõe quatro empresas que exploram o transporte coletivo na cidade (Viação Santo Antônio, S. Luzia, J. C. Guimarães, S. Edwiges), Viação Aparecida e Viação Gran Eufrásia. A decisão foi feita por decreto e publicada no boletim eletrônico do portal da prefeitura.

Usuários reclamam que nenhum projeto de transporte para cidade foi apresentado. Nem uma chance de redistribuir linhas e abrir concorrência. “Um absurdo. Os ônibus péssimos que andamos aqui em Barra e ainda renovar com essas empresas. Brasileiro só tem direito a pagar o pato mesmo”, disse um passageiro que não quis se identificar.

Em contrapartida o prefeito exigiu a renovação da frota. Para Viação Santo Antônio deu até 2025, ou seja, seis anos e meio, para que ela esteja com a frota 100% renovada. Outra exigência foi no âmbito da tecnologia. Os ônibus deverão ter internet Wi-Fi e um aplicativo deverá ser elaborado para indicar onde cada coletivo está. Com o App o passageiro poderá monitorar, via GPS, a localização de cada linha e o trajeto percorrido em tempo real.

A assessoria informou que as exigências são para que o contrato tenha vigência. Caso alguma empresa, segundo o Executivo, não cumpra o acordo poderá ter a licença de concessão cassada. Ressaltou ainda que não se trata de uma renovação, mas sim um acordo para que as empresas continuem com o contrato valendo. Caso os prazos estabelecidos sejam quebrados, a prefeitura poderá cobrar das empresas. Todas tem até 1º de junho desse ano para apresentarem “cartas de comprometimento ao cumprimento das determinações deste Decreto, sob pena de não prorrogação do contrato de concessão”, frisou a assessoria. (Atulizada – 10h11min)

Decreto foi publicado no site da prefeitura, na segunda-feira (14). (SITE DA PREFEITURA)

1 COMENTÁRIO

  1. transportes publico de qualidade nunca vai ter pode colocar onibus novo seis meses ta abtendo tudo igualk carroça asfalto ruins eestrada esburacadas empresa ta certa em nao colocar onibus novo mesmo nessas ruas de bairoo toda cheia de buraco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Deixe seu nome aqui