(ILUSTRATIVA)

Atualizado às 23h41min.


VOLTA REDONDA

A prefeitura anunciou nessa sexta (06), que as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda estarão abertas neste sábado (07), das 8h às 17h, para a realização de exame preventivo, o Papanicolau. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atender três mil mulheres neste fim de semana. Segundo a prefeitura, com o foco na prevenção do câncer de colo de útero.

A coordenadora da Atenção Básica da secretaria, Anna Carolina Guimarães Braga, avisa que toda mulher deve procurar a unidade mais próxima de sua casa para fazer o exame. “Não é preciso agendamento prévio. As moradoras do Rústico devem procurar a Unidade Básica de Saúde da 249 para fazer o exame. O atendimento será feito por ordem de chegada”, afirmou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado é facilitar o acesso das mulheres que trabalham no decorrer da semana ao exame preventivo. “O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores fundamentais para a redução da incidência de óbitos por câncer de útero”, ressaltou.

A campanha de prevenção ao câncer de colo de útero em Volta Redonda é contínua. Durante todo ano, as mulheres podem fazer o exame preventivo nas Unidades Básicas de Saúde de sua referência. “As unidades têm agendas específicas para essas mulheres. E a faixa etária prioritária é de 25 a 64 anos”, acrescentou Alfredo Peixoto.