Atualizado às 09h37min.


BARRA MANSA

As autoridades foram acionadas nessa quarta-feira (14) sobre um vazamento de um taque da atinga Edimetal, em Barra Mansa-RJ. O terreno usado pela empresa fica entre a Via Dutra e o bairro Vila Maria. A secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e a Superintendência Regional do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram no local para avaliar o problema.

Mantas de proteção foram instaladas para conter o vazamento. O óleo atingiu um afluente do rio Paraíba do Sul. A prefeitura garantiu que a ação rápida dos órgãos responsáveis evitou que o problema fosse maior. A suspeita é que o vazamento seja decorrente de vândalos, já que, até o momento, não foi encontrado indícios sobre o motivo.

O vazamento já foi contido e não oferece risco ao abastecimento de água do município. Um caminhão, de uma empresa especializada na retirada deste tipo de resíduo, esteve no local para retirar o óleo do tanque e evitar novos vazamentos.

O tanque tem capacidade para 15 mil litros, mais ainda não se sabe a quantidade de líquido vazado. O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está monitorando e fazendo análise da água do Rio Paraíba do Sul a cada 30 minutos até que o problema seja totalmente solucionado. Até o momento, não houve alteração de cor e sabor da água, por isso o abastecimento no município não sofreu alteração ou interrupção. A Susesp irá instalar os diques de contenção em terra, enquanto o Saae-BM também está providenciando uma barreira com boias de retenção como medida de proteção. (Foto: Divulgação)