Atualizado às 14h.


Volta Redonda

A Secretaria de Educação de Volta Redonda anunciou nesta quarta-feira (30), a abertura para as inscrições para a Chamada Escolar 2018. Serão realizadas entre os dias 01 e 29 de setembro. As inscrições vão abranger crianças na creche e pré-escola, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A inscrição deverá ser feita nas unidades escolares e os responsáveis devem procurar a unidade mais próxima no próprio bairro. “A inscrição pode ser feita por qualquer cidadão para as crianças com até cinco anos e para jovens ou adultos acima dos 15 anos”, lembrou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

No início do mês, foi realizada uma reunião com os membros do conselho comunitário escolar, associação de moradores, vereadores, promotores e juízes quando foram passadas orientações e esclarecimentos para os participantes.

Nas Creches, serão matriculadas crianças nascidas entre 03/04/2014 e 30/11/2017; na Pré-Escola, crianças nascidas entre 03/04/2012 e 02/04/2014. O objetivo é que todos os pais e responsáveis atendam à campanha da Chamada Escolar 2018 no tempo correto. Evitando possíveis transtornos, quanto a falta ou perda de vaga.

Documentos

A inscrição – isenta de qualquer taxa – pode ser feita pelo pai ou responsável legal pelo aluno, que deve ser morador de Volta Redonda. O endereço apresentado pode ser residencial ou de trabalho do responsável. Os documentos necessários são: número do NIS (Número de Informação Social), comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou Declaração de Beneficiário expedido pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac), original da certidão de nascimento do candidato, comprovante de renda, residência de trabalho (no caso de creche).

Os critérios para a Classificação final na Chamada Escolar 2018 para a creche são: cidade (com prioridade para os moradores de Volta Redonda); ser inscrito no CAD Único (NIS); estar inserido no Programa Bolsa Família; idade (o filho mais velho tem prioridade); mãe trabalhando e renda familiar.

EJA

A Chamada Escolar da EJA pode ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal para alunos menores, com idade mínima de 15 anos.

Não há taxa de inscrição e os documentos originais exigidos são: Certidão de Nascimento do candidato ou carteira de identidade, comprovante de residência (é necessário ser morador de Volta Redonda), declaração ou comprovante de trabalho. Para se classificar, é necessário que o aluno trabalhe, ou que esteja afastado do processo educativo, com prioridade para quem está mais tempo longe do estudo.