– ESPECIAL –


Atualizado às 14h01min.


BARRA MANSA

Faleceu na madrugada dessa sexta-feira (29), na Santa Casa de Misericórdia, o empresário e ex-prefeito de Barra Mansa, Ferez Nader. A patriarca da família Nader, com 78 anos, foi vencido por um câncer que combatia há mais de cinco anos.

Ferez faleceu de insuficiência cardíaca e respiratória. Ele viveu os últimos anos em uma casa na cidade natural de Bananal, que pertence ao estado de São Paulo. O corpo já está sendo velado no auditório do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). O sepultamento está marcado para às 16h30min, no Cemitério Municipal de Barra Mansa.

O ex-prefeito veio morar em Barra Mansa aos 12 anos. Foi ver direito e trabalhou concursado no Banco do Brasil. Entrou para política e foi prefeito de Barra Mansa, de 1972 a 1977. Deputado federal por três vezes, no fim dos anos 1980 e por duas vezes nos anos 1990. Um dos fundadores da antiga Sobeu (Sociedade Barramansense de Ensino Superior) e criou o maior sistema de comunicação do interior fluminense, com a compra da rádio Sul Fluminense AM, comprada em 1972. O sistema chegou a ter cinco rádios até ser dissolvida parte das emissoras já poucos anos.

Além do rádio, a família Nader fundou a primeira retransmissora de TV do interior do estado. A extinta TV Sul Fluminense, hoje Band, foi porta de entrada para dezenas de profissionais de comunicação na região. Assim como as rádios que o empresário tinha em Volta Redonda, Barra do Piraí, Vassouras e em Barra Mansa.

Vendeu a TV, em 2003, depois duas rádios e hoje a família possui duas rádios populares, em Barra Mansa e Volta Redonda. Viúvo, desde de 2011, quando faleceu a esposa, dona Eni Teodoro Nader. Se casou de novo com Elismar de Carvalho Ramos Nader. Ele deixa cinco filhos, os empresários Júnior Nader e Thomaz Nader, a médica Mariana Nader e a estilista carioca Carol Nader. Além de Carlos Nader, que foi deputado federal entre 2001-2002 e 2003-2007.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, nome conhecido das disputas políticas, quando o avó do atual prefeito concorria com Ferez Nader à prefeitura da cidade, decretou luto oficial por três dias.

Durante a manhã, nas rádios que foram do empresário, um programa do comunicador, Oscar Nora, foi totalmente dedicado ao empresário e política. O comunicador trabalhou muitos anos ao lado do ex-prefeito. “Para mim é foi um homem extraordinário e um ser humano único”, disse durante o programa emocionado. Diversas autoridades e amigos do empresário falaram da vida e trajetória de Ferez Nader, durante todo o programa.

Muitos colegas da comunicação relembraram, pelas redes sociais e aplicativos de mensagem, histórias e momentos ao lado do empresário. Francisco de Assis, fotógrafo e repórter cinematográfico, foi um dos primeiros funcionários da emissora. Ele lamenta a morte do empresário e garante que foi o melhor patrão que já teve.

– Melhor patrão que qualquer um pode ter na vida. Como ser humano, patrão (…) Era amigo. Nunca negou nada. Fazia muito para me ajudar. Quando minha filha nasceu ele bancou tudo. Meu deu dez dias para ficar em casa. Ela tinha intolerância a lactose e ele fez tudo por mim e não me cobrou nada. Era um ser humano fantástico. Tenho certeza que tem muita gente triste hoje. Porque até hoje, mesmo debilitado, ele ajudava muita gente ainda”, frisou o ex-funcionário e amigo.