Atualizado às 20h23min.


VOLTA REDONDA 

Vereadores de Volta Redonda-RJ aprovaram na sessão dessa quinta-feira (30), em primeira votação, um projeto de lei para criação de um Centro de Cirurgia Ortopédica Corretiva Infantil, no Hospital Munir Rafful, no bairro Retiro. O projeto é de autoria do vereador Paulinho do Raio X. A nova lei ainda será submetida a uma nova votação na CMVR para ir para aprovação do Executivo.

Segundo o autor, caso o projeto seja implantado poderá ajudar reduzir o tempo de espera por uma cirurgia que hoje pode chegar a cinco anos.

– Essas cirurgias não produziriam gasto para o município. Já que não necessitam de compra de próteses. Sem falar que não haveria necessidade de encaminhar os pacientes para hospitais como o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), no Rio de Janeiro e o Hospital Especializado HTO, em Paraíba do Sul, cuja demanda é gigantesca – ressaltou o parlamentar.

O vereador lembra ainda que nenhuma cidade da região possui projeto semelhante. Poderão ser feitas cirurgias de pé torto, joelhos, reconstrução de quadril, entre outras.

– Seremos pioneiros, caso a lei seja aprovada em segunda votação e sancionada pelo prefeito Samuca. Isso vai beneficar muitas crianças e diminuir uma espera que pode durar até cinco anos. Essa espera pode levar muitos pacientes precisarem de próteses no futuro. Se for feita uma cirurgia corretiva ainda na infância ou logo que nasce isso pode ser evitado – explicou.

A expectativa é que de que a lei volte para segunda votação ainda esse ano.